Secretaria de Esportes de Loanda promoveu I Festival de Pipas

Vale ressaltar que com este projeto, a Secretaria aderiu a Campanha Nacional Cerol Não

Por Ademir Zilio 12/09/2017 - 17:27 hs
Foto: Bruno Guerrer

Entre os dias 28 de agosto e 01 de setembro, a Secretaria de Esportes, Lazer e Turismo de Loanda, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura, promoveu o I Festival de Pipas de Loanda. A ação reuniu mais de 1.500 crianças das Escolas Municipais de Loanda, do Pré I até o 5º ano.

O Festival teve como objetivo diversificar as aulas de Educação Física e Arte e contou com a participação das Escolas Municipais: Alvehy Alves de Assis, Dr. Carlos A.A Diniz, Maria da Glória D’Áviz, Professora Odília Inácio Vieira e Professora Zuleika Aparecida Peterson.

A secretaria dividiu o Festival em dois momentos. Na primeira parte, teórica, os alunos receberam informações sobre o uso correto das Pipas, suas diferentes nomenclaturas, lugares adequados para a prática e principalmente a conscientização sobre o perigo em usar cerol, vidro moído e outros meios cortantes nas linhas. Vale ressaltar que com este projeto, a Secretaria aderiu a Campanha Nacional Cerol Não, cujo objetivo é o combate ao uso de Cerol nas Pipas. 

No segundo momento, as crianças foram direcionadas a dois locais: Centro Social Urbano e Esportivo Madre Tereza de Calcutá e Campo de Futebol do CAL, onde tiveram a oportunidade de soltarem as pipas longe das redes elétricas.

Outra iniciativa da Secretaria, foi fazer um levantamento junto ao comércio local, para verificar os lugares com os menores preços das Pipas, o qual foi enviado para as escolas, a fim de que a direção informasse as crianças e os pais.

Também, por meio de doações em dinheiro, de gestores e professores das escolas municipais e CMEIs, a secretaria adquiriu uma determinada quantidade de pipas para que aquelas crianças que não puderam comprar sua pipa, tivessem a oportunidade de brincar juntamente com seus colegas.

A Secretaria de Educação e a Secretaria de Esporte, agradecem imensamente os diretores, coordenadores e professores pela colaboração prestada na realização deste evento.

“Ficamos muito satisfeitos, que através deste Festival, incentivamos o resgate de uma brincadeira tradicional, e além disso, esta ação colaborou com a economia local ”, declarou o Secretário de Esportes, Lazer e Turismo de Loanda Cássio Gomes.    

 

(Bruno Guerrer Secretaria de Comunicação PM Loanda)