Pescador preso em Diamante do Norte-PR

Motivo: Comercializar peixes fora da medida

Por PDN Notícias 09/05/2018 - 11:20 hs

Pescador preso em Diamante do Norte-PR
Foto meramente ilustrativa

A equipe da Polícia Ambiental de Umuarama recebeu denúncia sobre comércio de peixes em desacordo com a legislação, fato que estaria ocorrendo no município de Diamante do Norte, na região Noroeste. 
De acordo com as informações recebidas, um homem estaria vendendo peixes fora da medida regulamentada e em quantidade superior à permitida para pescadores amadores. 
Durante a fiscalização foram localizados 73,350 kg de pescados de diversas espécies. Deste total de peixes, chama a atenção que 62 kg eram da espécie Piapara e todas estavam abaixo da medida mínima definida na legislação. 
Foram constatadas Piaparas com tamanho variável entre 32 cm e 38 cm, quando o mínimo exigido é de 40 cm. De acordo com o infrator, os peixes eram pescados no Rio Paranapanema e admitiu ser com a intenção de comercializá-los. 
Diante da constatação do crime tipificado no Art. 34, inciso III da Lei 9.605 de 1.998 (comercializar espécimes provenientes da pesca proibida), os policiais realizaram a apreensão dos peixes e a condução do infrator para a Delegacia de Polícia Civil de Nova Londrina para a lavratura do Auto de Prisão em Flagrante. 
Além das consequências na esfera criminal, cuja pena varia entre 01 a 03 anos de detenção, o autor também será autuado administrativamente (multado) pelo Instituto Ambiental do Paraná.