Projeto propõe hino nas escolas às quartas-feiras

Projeto serve como exemplo aos muncípios

Por PDN Notícias 04/05/2018 - 10:26 hs
Foto: EBC

A execução dos hinos Nacional, de Curitiba e da Bandeira pode ter data certa nas escolas municipais de Curitiba. É o que propõe o projeto de lei que está em tramitação na Câmara Municipal.

A entoação dos hinos já é prevista em lei municipal, que não determina um dia da semana específico para o momento cívico. No entanto, o projeto sugere uma alteração que torna a atividade semanal, às quartas-feiras antes do começo das aulas. A proposta é do vereador Rogério Campos (PSC), que prevê ainda transferência para o dia seguinte caso a quarta-feira seja feriado ou por conta de eventos como temporais.

O projeto determina ainda que os estudantes terão que formar fila em posição de sentido, com a distância ajustada entre si, sem o uso de bonés, chapéus e outros acessórios. O vereador argumenta que a medida garante respeito ao “momento e sua respectiva importância”.

“Há alguns anos tínhamos o momento cívico nas escolas, onde era executado o Hino Nacional Brasileiro, um momento de demonstração de respeito ao país, que com o tempo foi sendo esquecido, porém devemos reacender essa chama cívica e o patriotismo dos alunos das escolas públicas de Curitiba”, argumenta o vereador. “Esses momentos são raros e de extrema importância, porque incentivam o patriotismo, o amor e o respeito pela Pátria, o Brasil”.

O projeto foi lido durante o pequeno expediente da sessão plenária desta quinta-feira (3). Em seguida irá receber uma instrução técnica da Procuradoria Jurídica da Casa e depois seguirá para as comissões temáticas.